
Matemática na Natureza
Características da molécula de DNA
A sigla DNA corresponde a Deoxyribonucleic acid ou, em Português, a Ácido Desoxiribonucleico. Este nome deve-se à natureza química da molécula: define-se como ácido qualquer espécie química que tende a ceder protões (iões H+). E Ácido Desoxirribo- porque a Unidade base de cada nucleótido é uma desoxirribose e, finalmente, -nucleico porque este se forma e se armazena no núcleo das células.
Todos os organismos vivos possuem DNA, esta é a molécula universal que codifica todas as características e processos biológicos.
O DNA é uma sequência de nucleótidos ligados entre si por ligações fosfodiéster entre o grupo hidroxilo do carbono 3´de um nucleótido, e o fosfato do carbono 5´do nucleotido adjacente. Cada sequência "enrola-se" noutra que lhe é complementar e antiparalela (se uma está orientada de 5' para 3' a outra orienta-se no sentido oposto).
Cada volta da hélice é composta por 10,4 pares de nucleótidos. A distância ao centro da molécula de cada nucleótido é de exatamente 3,4 nm.
Os nucleótidos das diferentes cadeias estabelecem entre si ligações por meio de pontes de hidrogénio. A Adenina apenas se liga à Timina e a Guanina à Citosina.
As hélices duplas não são o máximo da "arrumação" do DNA no núcleo.
O nucleossoma consiste no enrolamento da hélice em torno de um conjunto de oito proteínas (um octâmero), denominadas histonas. O DNA é compactado numa estrutura 6 vezes menor.
O Solenóide consiste num conjunto de seis nucleossomas que originam uma fibra com 30 nm de espessura. Esta estrutura compacta o DNA numa espessura 36 vezes menor.
Os vários solenóides enrolam-se em torno de uma filamento proteico, denominado Topoisomerase, que é uma estrutura dissipadora de tensões. Origina-se assim um super-enrolamento do DNA.
